quinta-feira, 16 de junho de 2011

AULAS DE ARTESANATO E TEATRO


EIXO SAUDE E MEIO AMBIENTE
Com a professora Léa
5.1 - Saúde em ação

5.1.1 - Oficina Nutrir
            Visa elencar a importância da vida saudável, através de boa alimentação, bem como plantio de horta, a fim de identificar as plantas como subsidio necessário para amenizar problemas de saúde rotineiros, de maneira alimentícia e de maneira natural
            ATIVIDADES:
            Construção e manutenção da horta
            Cartazes, vídeos, informativos

          5.2 Oficinas de Arte
Com a professora Léa
Será trabalhado
·                   Teatro
·                   Artesanato
OBJETIVO GERAL
Desenvolver através de trabalhos artísticos, manifestações ideológicas, emocionais e intelectuais articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar produções artísticas.
Planejamento trimestral
Projeto Peti: “O pequeno aprendiz”

Identificação:
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Coordenadora: Renita
Professora: Léa Márcia Dias


Justificativa:
A arte do teatro e dos trabalhos manuais é uma das mais antigas manifestações do homem, é através dos trabalhos artísticos que desenvolvemos manifestações emocionais e intelectuais articulando a percepção, imaginação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar produções artísticas e hoje sabemos que grande parte do nosso lixo é constituída de materiais reciclado, como vidro, papeis, metais e plástico, portanto é só saltar a imaginação e abusar da criatividade, com objetivo de convencer que a reciclagem é caminho ecologicamente correto.

OBJETIVO GERAL:
Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e as dos colegas, no percurso de criação que abriga multiplicidade de procedimentos e soluções.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  • Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspecto do processo percorrido pelo artista;
  • Desenvolver relações entre uma peça teatral e a realidade com interesse e curiosidade, indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
  • Promover apresentações de peças teatrais a fim de aprimorar a técnica da dramatização;
  • Identificar o conhecimento individual dos trabalhos manuais através de criações próprias, visando diagnosticar métodos, estilos e gostos relacionados ao mesmo;
  • Reconhecer a importância da coleta seletiva do lixo e, a partir disso, do valor de sua utilização na produção de obras artesanais;

METODOLOGIA:
Proporcionar meios de técnicas de construção de vários tipos de fantoches, visando diagnosticar o nível de desenvolvimento artístico dos mesmos
Apresentar a arte de dramatização através de vídeos, DVDs, enfatizando o contexto histórico e técnico, a fim de observar as relações entre a arte e a sua realidade, apreciando a arte de modo sensível, técnico e histórico.
Criações próprias utilizando-se de materiais reciclados para diagnosticar métodos, estilos e gostos, utilizando jornais, garrafa pet, colas, tesoura, Eva, moldes.
Através de palestras e vídeos demonstrar importância da coleta seletiva de lixo e o valor de sua utilização e transformação do lixo em obras de arte tendo como objetivo de diminuir o desperdício e reutilizar todo esse material.

Duração: 3 meses
RECUSOS DIDATICOS:
jornais, cola, tesoura, garrafa pet, tnts, Eva, estilete, lápis, caneta permanente, verniz,

AVALIAÇÃO:
Pretende-se avaliar o aluno que sabe identificar e argumentar sobre o valor e o gosto as artes, produzidas por se mesmo, pelos colegas, respeitando o processo de criação pessoal e social e ao mesmo tempo em que participa cooperativamente na relação de trabalhos com os colegas, professor e outros grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário