quinta-feira, 16 de junho de 2011

AULAS DE LEITURA


Com a professora Eliza
EIXOS TEMATICOS:

o                  Reflexão de textos educativos
o                  Histórias
o                  Brinquedos
o                  Competições/painel/gincana
o                  Produção de textos
o                  Trabalhos com diferentes textos como;
ü                Contos de fadas
ü                Contos de aventuras
ü                 Fábulas
ü                Provérbios
ü                Lendas
ü                Mitos
ü                Historias em quadrinhos
ü                Crônicas
ü                Poesia
ü                Letras de músicas
ü                Parlenda
ü                Adivinhações
ü                Trava-língua
ü                Piadas
ü                Reportagem
ü                Noticia
ü                Programa – anúncio Cartazes, vídeos, informativos

O foco principal para 2011 em despertar o interesse e gosto pela leitura.
As atividades deverão obedecer esta seqüência: executar, produzir oralmente, ler e escrever. Considerando:
A seleção dos textos deve ter como critério a adequação do conteúdo considerando a possibilidade das crianças compreenderem por ele.
O texto informativo expõe um determinado tema que trata dos conteúdos que serão estudados e aprendidos;
Na medida em que as crianças forem compartilhando, aprendendo e valorizando o ato de ler, com certeza suas escolhas os tornarão cada vez mais autônomos e pessoais;
Inserindo responsabilidades na criança em levar os materiais de leitura para casa, para ler, é fundamental valorizar esse empréstimo, lembrando que a leitura pode ser compartilhada por toda a família;
É preciso que os educadores ajudem as crianças a descobrir nos textos sua dimensão mais pessoas e prezerosa, sua dimensão mais encantadora e envolvente. Antes de ler um texto para as crianças, o professor precisa conhecê-lo para que possa comentar as razoes de sua escolha;
Ler não deve ser uma atividade extra quando sobrar tempo, ou como castigo. A leitura precisa ocupar o horário nobre de sua programação. “Aprender a ler é ler para aprender”.



4.  EIXO SOCIAL


4.1 - Ética e cidadania
4.2 - Oficina de leitura e vida
4.2.1 - Cantinho da Leitura
      4.3 Reforço escolar
      4.4 Datas comemorativas
Orientação em atividades onde as crianças encontram dificuldades, reforçando o ensino aprendizagem com técnicas de ensino lúdicas, de aprendizagem construtivista, visando à superação das dificuldades.
Apoio educacional em atividades onde as crianças tenham dificuldades: leitura e escrita, cálculos matemáticos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário