quinta-feira, 19 de abril de 2012


1-Se você quer um fundo esfumaçado;comece com a tinta encostado no desenho e estique a tinta com bastante clareador incolor.
2-Quando for misturar cores...procure ser consistente e tenha o disernimento de ir colocando as tintas que setá usando no fundo aos poucos, até chegar a um resultado que te agrade.
3-O fundo pode ser mais carregado de tinta em alguns lugares, e em outros não;você é quem vai desidir o que ficaria melhor.
4-O fundo em qualquer pintura deixa tudo mais bonito e da profundidade a sua pintura.
5-Faça o teste e veja o resultado da pintura com fundo e sem fundo. Você vai ver uma diferença enorme.

OBS.
Nunca pincele as tintas para o fundo da sua pintura a esmo;vai ficar horrível...sua pintura vai ficar cheia de marcas. Outra coisa...não exagere nas tintas para não ficar uma pintura pesada aos olhos. Por causa disso é que falei para ir colocando aos poucos as tintas.

Eu gosto de fazer o fundo das minhas pinturas primeiro,depois no final de tudo pronto, o máximo que eu faço,são alguns retoques.

Meninas;essas dicas que estou passando pra vocês,são as mesmas que dou para as minhas alunas...de todo o coração espero estar ajudando a todas que estão me pedindo dicas para iniciantes na arte de pintar tecido.
Um beijo pra lá de enorme pra vocês que são minhas amigas e amigas do meu cantinho!



1-A placa de eucatex é a melhor para pintura em tecido.....aqui vai uma dica de aproveitar fundos de gavetas,fundo de guarda-roupas,prateleiras de sapateiras,etc...(nunca comprei nenhuma placa de eucatex para trabalhar).
2-A cola é passada no lado liso do eucatex(pouca cola;se você passar demais....vai ficar deixando o escesso no pano que você vai colar para pintar).
3-É errado lavar a placa de eucatex;quando ela ficar muito grossa com as pinturas que já foram feitas.....você deve raspar com uma espátula e assim retirar o escesso de restos de tintas e cola.
4-Se você mesmo que não esteja utilizando a placa...mantenha um pano colado nela para que não
seque totalmente a cola...com isso você vai usar por muito tempo sem precisar botar mais cola.
5-Só coloque mais cola se a da placa não estiver colando mais.
6-Quando passar a cola para usar espalhe bem,eu uso uma escova de dentes velha. Não se deve colar o tecido logo em seguida,deve-se esperar pelo menos 1 hora.






1-Nunca deixar suas tintas pegar sol(essa é uma dica primordial para conservação)
2-Quando guardar as tintas....mantenha a tampa sempre pra cima,nunca deixe deitado ou de cabeça para baixo.
3-Verifique de vez em quando se as tampas,não estão rachadas ou com algum problema.
4-Limpe as bordas do vidro da tinta sempre.
5-Para dissolvê-las use sempre o líquido apropriado ou improvise com água sem cloro...pode ser água mineral sem gás,água de poço,água de cachoeira. O cloro da água normal modifica as cores,por isso não deve ser usado!
6-Se sua tinta está com cheiro esquisito(mau cheiro),infelizmente você vai ter que joga-la fora.....pois ela estragou!
Nunca enfie o pincél no vidro da tinta.

Essas dicas são muito importantes para a boa conservação de suas tintas,não custa seguir e economizar.....não comprando tinta sem necessidade.





1-escolher a moldura (obs. moldura com placa de eucatex)
2-o tecido que eu uso para forrar a placa é sempre de algodão(pode ser qualquer tecido que não seja muito grosso)
3-cola permanente (passar bastante na placa de eucatex e colar o tecido com sobra de pelo menos 10cm de todos os lados)
4-escolha o risco que você vai pintar com cuidado,o que você vai pintar é um quadro e não uma peça de roupa ou um pano de copa....se não,o quadro não vai ficar legal!
Passe o risco para o tecido e não faça linhas muito escuras,se não vai ficar aparecendo,ok!
5-Use pincéis de boa qualidade (recomendo os da (Linha Picture da Tigre).
6-Use clareador incolor para o fundo.
7-No final de tudo....quando a pintura secar....use uma boa camada de verniz spray fosco para proteger sua tela(existe vários no mercado).
8-Todo o acabamento da parte detrás é feito como outro quadro qualquer,como gosto de fazer as coisas economizando,eu mesma faço com papel cartão e uma boa fita adesiva!
Minhas alunas adoram pintar quadros,geralmente eu ensino alguns durante o ano...vou postar a partir de agora todos com passo a passo para vocês,esses não tem o pap pois são de alguns anos atrás!


Pegue um pouquinho de amaciante de roupas e misture com água. Coloque por umas 3 horas os pincéis de molho nessa mistura para retirar os escessos de tinta que ficam perto do cabo do pincél;depois lave bem com água e seque com um pano que não solte fiapos.
Guarde sempre seus pincéis sem amassar as cerdas,de preferência virados para cima....como mostra a imagem. Eu uso pincéis da Linha Tigre são os melhores.




1-nunca deixe os recipientes de tinta deitados
2-limpe sempre o biquinho
3-o mais importante guarde os tubinhos na geladeira
4-quando for usar é só sacudir bem

Garanto que nunca mais suas tintas vão plastificar, e vão durar muito tempo guardadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário