quinta-feira, 19 de abril de 2012

DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DE PINTURA EM TELA – PLANEJAMENTO DAS AULAS
Essas dicas vão para o pessoal que está pensando em dar aulas de técnicas de “Pintura em Tela” e está ainda inseguro de como começar o seu planejamento metodológico como professor, eu vou pra passar pra vocês a formula que sempre utilizei nas primeiras semanas do curso que sempre deu certo… Como eu ensinava numa escola profissionalizante, onde tínhamos que cumprir metas e apresentar resultados breves, segue uma metodologia pra ninguém sair dizendo que não aprendeu nada com o seu curso… Claro, que você pode inovar, mas isso lhe dará uma luz mais precisa:
1ª Aula: Faça aquela tradicional apresentação de “aluno e professor” que existe na maioria dos cursos, conte um pouco sobre a sua experiência no mundo da pintura, mostrando sempre os bons frutos que você colheu, mostre seu mini-curriculo sem querer ser “estrela” demais (isso pode assustar os alunos), se possível convide um ex-aluno para dar um depoimento (se for sua primeira vez, convide um amigo que pinte)… Especifique bem o material, apresente cada item, isso facilitará na hora que o aluno for comprar o material (porque às vezes quando se pega uma lista sem conhecer eles, pode ocorrer que o aluno compre algum material errado).
2ª Aula: Essa é a que considero a aula mais importante do curso! A primordial! Aliás, nesse método “passo-a-passo” é bom pedir para que nenhum aluno falte, pois são todos primordiais, as primeiras semanas são decisivas para a evolução do aluno, pois lembre-se: aqui estamos trabalhando em cima de técnicas! Peça pra que eles façam a pintura que eles quiserem nesse dia, sem você ter dado dica alguma ou noção de pintura, deixe todos á vontade pintando o que quiserem (pois você irá recolher esse material e só entregá-los no ultimo dia do curso pra que eles percebam o quanto eles aprenderam no curso, acreditem, o resultado é impressionante!). Depois da “dinâmica”, recolha o material, explique um pouco sobre história da arte, e dê uma introdução teórica das classes das cores (primárias, secundárias e terciárias) e sobre como funciona essas misturas! Peça pra que eles façam um “degradê” com cada cor primária, passe como atividade de casa uma pintura simples em degradê, só para treinar a técnica.

*IMPORTANTE: Essas primeiras aulas podem até ser em cartolina ou um papel mais duro, para não estragar a tela no começo, use tintas para tecido pra não perder tanta tinta logo de imediato, pois sabemos que o material não é barato, por mais que você esteja ensinando a alunos de classe econômica “A”, mostre a eles que tem matérias que podem ser substituídos numa boa, por exemplo, a palheta pode ser substituída por qualquer tampa plástica, tire essa ilusão da cabeça deles que “artista é cheio de frescura”, é por isso que tem muita gente que nem procura os ateliês, por que crêem que pra fazer esse curso irão ter que cortar a metade da sua cesta básica, isso não pode existir, transforme o lixo em luxo, isso também é arte!

3ª Aula: Aqui você poderá treinar os movimentos do pincel (pode pegar aquelas técnicas básicas que conhecemos tipo, movimento bambolê, esfumaçado, ventania, batidinha…), essa aula pode ser dividida até em duas… Explique um pouco sobre o uso da composição e luz-sombra no desenho e na pintura, pra que serve cada movimento.

4ª Aula: Trabalhe apenas as cores quentes… Esbanje a imaginação com seus alunos, faça um passo-a-passo, faça, uma pintura e peça pra que eles possam está acompanhando cada movimento seu! Construa uma pintura simples!

5ª Aula: Da mesma metodologia da “ 4ª Aula”, agora com as cores frias…

6ª Aula em diante: Continue mais umas oito aulas nesse estilo passo-a-passo, sempre pedindo para que os alunos repitam a mesma tarefa em casa, a cada aula uma pintura um pouco mais complexa do que a anterior, mais nada de pegar pesado, ok?! Comece trabalhando as paisagens, pois os movimentos utilizados nestas serve pra qualquer escola da pintura, explique pra que serve cada movimento, depois é só sucesso!

DICAS EXTRAS: Leve video-aulas para seus alunos, filmes que tenham uma temática sobre a pintura, leve eles para visitarem galerias de artes, peça relatórios do que viram, do que gostaram ou não, isso é importante para motivá-los no curso! Faça com que seus alunos tenham segurança contigo, seja amigo mesmo, pois a pintura está integrada aos sentimentos, deixem que eles desabafem, se estiverem triste, procure escutá-los, desabafe também de uma forma que não frustrem eles (risos), nada de levar problemas complexos da sua vida pessoal pra a sala de aula, ok?! Ensinem a eles a zelarem pelo o material e o local de trabalho, se você puder trabalhar com música ao seu lado (de preferência um instrumental, vai ser divertido, isso distrai muito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário